quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

PRIMAVERA



Então chegou a primavera, estação das flores, dos pássaros, da renovação...Do ponto de vista da Astronomia, a primavera do hemisfério sul inicia-se no equinócio de Setembro e termina no solstício de Dezembro. Equinócio é quando dia e noite têm a mesma duração e Solstício a duração do dia, no caso Solstício de Verão, é o dia mais longo no ano. Como se constata, no dia do equinócio o dia e a noite têm a mesma duração e a cada dia que passa, o dia aumenta e a noite vai encurtando um pouco.
    Com o desabrochar da natureza. Ficamos motivados a plantar uma flor ou renovar o jardim. Desde os primórdios de nossa sociedade, os jardins já faziam parte das casas.  Cultivados para os mais diversos fins, eles estiveram presentes na Roma Antiga, África, Oriente Médio e muitos outros berços das civilizações. Muitos dizem que cuidar de um jardim é uma das melhores terapias que existe. Requer atenção, cuidado e oferece momentos de relaxamento e prazer.
Existem diversos tipos de plantas e flores que precisam de diferentes tipos de solo, clima e ambiente. Mas para um principiante, o ideal é escolher um local plano e com bastante exposição solar (pelo menos meio dia de sol), e próximo de uma fonte de água, para facilitar a rega. Limpe-o de qualquer erva, raízes e outros detritos. Remexa bem a terra, adicione adubo. Com as sementes das flores ou temperos escolhidas em mãos, siga as instruções de plantação da embalagem e regue.
Plantar é a parte mais simples do trabalho. Devemos agora cuidar da manutenção. Deve-se regar e limpar o jardim periodicamente.

Jardins em apartamentos e casas sem quintal: O jardim não é um privilégio apenas de quem mora em casas térreas ou possui um grande terreno para cultivar. O contato com a natureza também é possível em pequenos espaços de prédios comerciais ou apartamentos. Em um jogo de vasos, você poderá montar um jardim na varanda ou até mesmo na sala. Devemos começar com a escolha de plantas que seja de fácil adaptação ao local. Estas não necessitam de luz direta do sol. Outro cuidado está no peso dos vasos. Se você mora em apartamento, averigúe o peso suportado pela laje para saber o tamanho e tipo de jardim a ser montado. Se você mora em uma cobertura e pretende montar o jardim ali, um problema que você poderá enfrentar é o vento, ele pode ser prejudicial para plantas mais frágeis. Para resolver isso, use palmeiras ou trepadeiras como barra-vento.
Tipos de plantas para determinados ambientes:- Plantas que  precisam de contato indireto com a luz do sol: Violeta-Africana;  Antúrio; Peixinho;  Lírio-da-Paz;  Begônia. -Plantas que necessitam de contato direto com a luz do sol: Ixora;  Buxinho;  Azaléia;  Onze-Horas; Gerânio. -Plantas que não necessitam de luz ou claridade: Jibóia; Palmeira-Ráfis;  Singônio;  Café-de-Salão.
Muitas pessoas caem no erro ao acharem que plantas de jardim são autossuficientes e que não precisam de cuidados constantes. Ter um jardim é como ter um animal de estimação. As plantas precisam de cuidado e dedicação e, para crescerem fortes e belas tudo depende de você.
Com essas dicas você já pode começar a planejar e montar seu jardim em qualquer espaço que tenha, ficando, assim, mais próximo da natureza e num ambiente muito mais bonito e aconchegante. Na semana que vem vou a coluna falara de como construir um jardim vertical e como construir um vaso de garrafa pet que é aprova do mosquito da dengue. 
 
Entre em contato com a natureza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário