quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Meu nome é Adriano Delazeri sou consultor da Hidroponic, uma empresa na cidade de Cachoeirinha, talvez uma das únicas do pais que presta cursos e acessória para a implantação de cultivos hidropônicos. Cultivo hidropônico é o cultivo de verduras, legumes e frutas na água, sem a utilização do solo. É uma técnica de cultivo que tem por caraterística um produto de excelente qualidade nutricional e livre de agrotóxicos.
 
Mas vamos falar desta coluna: no dia a dia, nos mais diversos meios de comunicação, ouvimos falar de agricultura, cultivo, safra, alimentos orgânicos,saúde,... - entre tantos outros,  temos contato com informações muitas vezes contraditórias sobre temas muito importantes e que as vezes não damos a devida atenção. 
Quando se ouve falar dos defensivos químicos, agrotóxicos, chama a nossa atenção, mas continuamos a consumir alimentos sem o devido cuidado; falamos de ecologia mas muitos ainda colocam no ralo da pia o óleo de cozinha, produto que um litro contamina até 20 mil litros de água potável.
 
 
    Nesta coluna vamos tratar deste assuntos de uma forma simples e sem mistérios, aproximando o leitor destes assuntos de importância para nossa saúde e a saúde do planeta
 
    Primavera: Estação das flores, cores, aromas e ... alergias. É tudo tem um outro lado. Os sintomas alérgicos aparecem quando uma pessoa entra em contato com uma substância denominada alérgeno. Os alérgenos são substâncias que, em algumas pessoas, o sistema imune reconhece como "estranhas" ou "perigosas" mas que não causam reação na maioria das pessoas. Os alérgenos comuns incluem substâncias químicas, plantas, medicamentos (como antibióticos, soros), alimentos (como leite, chocolate, morangos, trigo), agentes infecciosos (como bactérias, vírus, parasitas animais), inalantes (como pó, pólen, perfumes, e fumaça), e agentes físicos (como calor, luz, fricção, radiação).
 
Quando expostos a estes gatilhos, o organismo tenta se proteger, fazendo com que células do sistema imunológico  produza substâncias químicas, como a histamina. Que provocam súbitos sintomas alérgicos que podem durar dias ou semanas. Outras doenças respiratórias e distúrbios, como uma infeção respiratória ou a gripe, podem ter sintomas semelhantes. Doenças da pele e infeções também podem imitar ou estar relacionado a alergias que causam alterações na pele, por isso é imprescindível procurar um médico ou posto de saúde com informações detalhadas sobre os sintomas e quaisquer fatores conhecidos, para o correto diagnostico.
 
Sintomas comuns da alergia pode incluir: Congestão ou corrimento nasal ou no peito, espirros, tosse que geralmente é seca , olhos irritados e lacrimejantes, dor de cabeça,  dor de garganta e tosse relacionada com a drenagem da cavidade, fadiga . Os sintomas das alergias podem levar a infeções, como sinusite , e pode agravar as condições de saúde, como a asma. As reações alérgicas graves incluem sintomas mais graves, como urticária, reduziu a pressão arterial, falta de ar, e até mesmo a morte.
 
A estação da primavera traz consigo uma explosão de crescimento. As árvores começam a brotar e gramíneas e ervas daninhas tendem a florescer. Por isto sintomas de alergia sazonal, na primavera podem se agravar quando o vento está soprando e contagem de pólen é alta e pode diminuir se começa a chover com uma conseqüente queda na contagem de pólen no ar.

    Envie suas perguntas pelo nosso site que responderemos nesta coluna.
    Recicle sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário